Paroníquia – Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento

paroniquia-clinica-humaireA Paroníquia, popularmente conhecida como panarício ou unheiro, é uma infecção da pele localizada ao redor da unha da mão ou do pé pode ser dividida em aguda e crônica. Uma paroníquia aguda é causada tipicamente por uma infecção por bactérias que invadem a pele onde há um ferimento. O dano pode ser causado pelo mal cuidado de manicure / podólogo (cortando a cutícula), pela mania de morder as extremidades das unhas ou a pele ao redor das unhas. Paroníquia crônica normalmente é causada por Candida ou outras espécies de fungo (micose). Afeta freqüentemente vários dedos na mesma mão. As pessoas que tem maior chance de adquirir esta infecção são as que têm diabetes ou aquelas cujo trabalho constantemente expõe suas mãos à água ou a solventes químicos. Tais trabalhos incluem lavadeiras de roupas, garçons, empregadas domésticas, jardineiros, dentistas, babás, cozinheiras, lavadores de prato e cabelereiras/os.

Prevenção Paroníquia

• Mantenha suas mãos e pés secos e limpos. Use luvas de borracha com forro de algodão hidrófilo se suas mãos estiverem habitualmente expostas à água ou substâncias químicas corrosivas;
  • Seja cuidadoso ao cuidar / cortar suas unhas. Evite cortar ou empurrar as cutículas para trás;
  • Evite morder as unhas ou a pele ao redor delas.

Tratamento Paroníquia

Em muitos casos, é possível começar a tratar fazendo compressas ou mergulhando o dedo em água morna. É indicado fazer isso durante pelo menos 15 minutos, 2 a 4 vezes ao dia. Se os sintomas não melhorarem com este tratamento, ou se o pus aparecer perto da unha, procure UM MÉDICO. Nos casos de paroníquia grave, o médico a tratará com antibióticos. Como a maioria dos casos de paroníquia crônica é causada por fungos (micose), o médico tratará a infecção com medicamento antifúngico que é aplicado à pele. O tratamento pode ser realizado diariamente durante várias semanas. Em casos que não melhorem com o tratamento clínico pode ser necessário a realização de procedimento cirúrgico.

Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças,indicar tratamentos e receitar remédios.