A Candidíase Oral é infecção causada por um fungo da família das leveduras também conhecido popularmente como “sapinho”, a cândida é um fungo que faz parte da flora normal da mucosa do trato digestivo, respiratório e genital, sendo a cândida albicans a mais comum.
Existem três formas clínicas principais (pseudomembranosa, eritematosa, e hiperplásica), a forma mais comum da candidíase oral é a pseudomembranosa (sapinho), que se caracteriza pela formação de uma membrana inflamatória superficial branca acinzentada, em que estão presentes micro-organismos.
A doença ocorre de forma crônica ou aguda podendo afetar qualquer faixa etária, acometendo principalmente os pacientes que apresentam baixa imunidade. A candidíase oral pode ser transmitida através do contato com mucosas ou secreções de pessoas doentes, podendo acontecer também durante o parto normal. Os sintomas iniciais da candidíase oral são o aparecimento de membranas de cor branca acinzentada que podem cobrir a maior parte da mucosa da boca e língua. Geralmente não causam dores, mas se esfregar a mucosa afetada removendo as placas brancas, pode gerar algum sangramento.
O diagnóstico da candidíase oral é baseado no aspecto clínico e exames laboratoriais. Se houver dúvida, o médico pode obter uma amostra através da raspagem das lesões a fim de fazer uma análise mais pormenorizada, permitindo a identificação do fungo.
O tratamento geral da candidíase oral consiste na eliminação dos fatores predisponentes e na administração de medicamentos antifúngicos, que podem ser aplicados sobre a lesão, na forma de pomada, liquido ou através da administração de comprimidos.
Alguns cuidados podem ser tomados durante as crises, como higiene da boca com escovas de dentes mais macias para evitar dores nas lesões, bochecho com água oxigenada diluída a 3% e enxaguar a boca após uso de corticoides inalatórios.
IMPORTANTE
Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Em nossa Clínica dispomos do atendimento do Dr. Caio Rosa Humaire, médico dermatologista. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.