Abscesso Cutâneo – Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento

Abscesso Cutâneo Clínica HumaireOs Abscessos se formam quando em uma pequena lesão da pele, ocorre a penetração de bactérias que normalmente estão presentes na região, causando uma infecção. Um abscesso cutâneo é uma zona inchada e dolorosa que, ao tato, parece estar cheia de um líquido espesso. As bactérias podem propagar-se a partir do abscesso e infectar o tecido ao redor, causando infecções secundárias.

Um abscesso, se volumoso, deve sofrer intervenção cirúrgica com o objetivo de aliviar os sintomas e favorecer sua cura. Um abscesso com dimensões maiores, após drenado, deixa um amplo espaço vazio (espaço morto), e sofrerá cicatrização por segunda intenção.

O centro do abscesso não recebe suprimento sanguíneo, está encapsulado e sob condições químicas adversas (baixo PH). Logo, os antibióticos não costumam ser muito eficazes para o tratamento primário. Depois de realizada sua drenagem, antibióticos podem ser administrados para evitar a disseminação do processo infeccioso ou sua recorrência.

abscesso-cutaneo-como-se-forma-clinica-humaire

• Disseminação localizada da infecção;
  • Influência no funcionamento de estruturas próximas;
  • Gangrena (morte do tecido);
  • Disseminação sistêmica da infecção, provocando:
    • Endocardite;
    • Osteomielite;
    • Aparecimento múltiplo de novos abscessos (“semeadura” da infecção);
    • Formação de abscessos nas articulações, na pleura ou em outros locais.

Tratamento Abscesso Cutâneo

Os Abscessos pequenos podem ser minimizados pela aplicação de compressas quentes sobre a área várias vezes ao dia. Isso, por vezes, promoverá a drenagem espontânea do abscesso o que é importante uma vez que o tratamento primário de abscessos é drená-los. No entanto, também é importante que o paciente não tente drenar o abscesso por conta própria. Isso pode levar a um trauma do tecido circundante e, potencialmente, ajudar a espalhar a infecção subjacente.

A Drenagem do abscesso é feita em consultório médico por meio de um corte no forro fornecendo uma rota de fuga para o pus, seja através de um tubo de drenagem, ou deixando a cavidade aberta para a pele. A área em redor do abscesso será anestesiada antes de se fazer a drenagem. A maioria das pessoas sente-se melhor logo imediatamente após a drenagem. Muitos abscessos desaparecem sozinhos após a drenagem, outros desaparecem após a drenagem e tratamento com medicamentos.

Drenagem de Abscesso - Clínica Humaire