Câncer de pele ➽ Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento 🌞🌞🌞

Câncer de Pele - Clínica HumaireCâncer de Pele

É o câncer de maior incidência no Brasil e no Mundo. Os cânceres de pele podem ser de vários tipos sendo o Carcinoma Basocelular e o Carcinoma Espinocelular os mais frequentes e menos graves. O Carcinoma Basocelular é um câncer que tem origem nas células basais e o Espinocelular nas células escamosas mais superficiais da pele. Dentre os cânceres de pele existe ainda o Melanoma que apesar de menos comum é um dos mais graves pelo risco de metástase e morte.

Pessoas com história familiar da doença, de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, albinas, as que se expõem ao sol e a agentes químicos excessivamente e têm muitas pintas constituem a população de maior risco para desenvolver a doença. A exposição solar excessiva e a radiação ultravioleta são as principais causas da doença.

Clinicamente a lesão pode ser rósea, avermelhada ou escura, e apresenta crescimento lento, mas progressivo. Também pode ter o aspecto de ferida que não cicatriza, ou de pintas que crescem devagar, mas que coçam, sangram ou apresentam alterações de cor, consistência e tamanho (geralmente maior que 6 mm). Outras características importantes dessas lesões são a assimetria e as bordas irregulares.

A pessoa deve procurar um médico sempre que notar uma lesão nova ou quando uma lesão antiga sofrer algum tipo de modificação.

A regra ABCDE é uma metodologia indicada por dermatologistas para reconhecer as manifestações do melanoma. Seguindo a regra ABCDE é possível identificar os primeiros sinais suspeitos e então procurar um médico dermatologista especializado.

imagem1

• A) ASSIMETRIA: Assimétrico – Maligno / Simétrico – Benigno
  • B) BORDA: Irregular – Maligno / Regular – Benigno
  • C) COR: Dois Tons ou Mais – Maligno / Tom único – Benigno
  • D) DIMENSÃO: Superior a 6mm – provavelmente Maligno / Inferior a 6mm – provavelmente Benigno
  • E) EVOLUÇÃO: Sofreu alterações – Maligno / Sem alterações – Benigno

Tratamento

O tratamento do câncer consiste na retirada cirúrgica do tumor e do tecido ao redor. No caso do câncer de pele não-melanoma há diversas opções de tratamento, que variam conforme o tipo e a extensão da doença. Normalmente, a maior parte dos carcinomas basocelulares ou espinocelulares pode ser tratada com procedimentos simples. Conheça os dois mais comuns:

Cirurgia excisional – Remoção do tumor com um bisturi, e também de uma borda adicional de pele sadia, como margem de segurança.

Curetagem e eletrodissecção – Usadas em tumores menores, promovem a raspagem da lesão com uma cureta, enquanto um bisturi eletrônico destrói as células cancerígenas. Repete-se o procedimento algumas vezes para remover qualquer vestígio de células cancerígenas.

Outros procedimentos como a Criocirurgia, Cirurgia a laser, Cirurgia Micrográfica de Mohs e a Terapia Fotodinâmica (PDT) podem ser indicados.

Confira neste vídeo, a importância de se realizar uma Biópsia de Pele para o diagnóstico do câncer de pele:

Confira neste vídeo, reportagem da UFPR TV, apresentando no programa Olho Clínico matéria sobreo câncer de pele:

Em nossa Clínica realizamos a remoção de Cânceres de Pele principalmente através da excisão cirúrgica ou curetagem e eletrocoagulação pelo médico dermatologista cirurgião Dr. Caio Humaire. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.