Cisto Sebáceo ➡️ Fotos, Imagens, Videos e Tratamento ⚜️

cisto-sebaceo-clinica-humaire CISTO SEBÁCEO ou EPIDÉRMICO é um nódulo fechado abaixo da superfície da pele preenchido com material gorduroso, branco e semi-sólido chamado sebo. O cisto sebáceo é macio ao toque, de tamanho variado e geralmente de formato redondo. Traumas na pele, glândulas sebáceas bloqueadas ou folículos capilares inchados podem causar o cisto. O cisto geralmente causa lesão na pele, onde há um ponto centralizado que geralmente possui coloração escurecida, esse ponto corresponde à abertura do folículo piloso. Geralmente o cisto epidérmico pode causar infecção e inflamação, dessa forma ocasionando dor, calor no local e vermelhidão na pele.

Quando há o crescimento do cisto sebáceo, com dor local e acompanhamento de infecção, é importante procurar a orientação de um médico. O tratamento do cisto sebáceo geralmente é realizado quando os sintomas apresentados estão presentes, porém, muitas vezes o cisto sebáceo pode ser assintomático. Cisto sebáceo não é canceroso e geralmente não requer tratamento médico. Porém, se o cisto continuar a crescer, pode ficar com aparência ruim, dolorido ou infeccionado.

O cisto epidérmico origina-se na epiderme, enquanto o cisto sebáceo se origina nos folículos pilosos, porém, na prática, estes dois tipos de cistos são denominados cistos sebáceos, devido ao seu conteúdo (sebum).

Pode acometer qualquer segmento da pele e semimucosas. A excisão do cisto (cirurgia) é um procedimento relativamente simples e é curativo. Não se deve nunca espremer um cisto sebáceo, pois isto pode romper a bolsa em que ele se encontra, podendo provocar uma infecção e abrindo mais espaço para o cisto crescer.

cisto-sebaceo

Tratamento Cisto Sebáceo.

O tratamento dos cistos é cirúrgico. Dependendo do tamanho, tipo e localização da lesão, o procedimento poder ser apenas a incisão, drenagem do conteúdo do cisto e destruição da cápsula com cáusticos. O mais recomendado é a retirada completa do cisto incluindo a sua cápsula. A permanência da cápsula, ou de um fragmento desta, pode ser responsável pelo retorno da lesão.

Deve-se evitar espremer os cistos, pois isso pode provocar a ruptura de sua cápsula e eliminação de seu conteúdo dentro da pele, o que causa inflamação intensa no local. Cistos inflamados devem ser tratados com anti-inflamatórios e antibióticos, de acordo com cada caso. A drenagem do conteúdo do cisto acelera o processo de cura.

-Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Em nossa Clínica realizamos a remoção de Cistos Sebáceos ou Epidérmicos através da Exérese Cirúrgica da lesão, incluindo sua cápsula pelo médico dermatologista cirurgião Dr. Caio Humaire. Em casos de cistos inflamados ou infeccionados inicialmente o médico irá drenar o conteúdo interno e tratar a infecção para posteriormente liberar a cirurgia. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.