Fibroma Mole ➡️ Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento ⚜️

Fibroma Mole - Clínica HumaireFibroma Mole é uma lesão mole de ocorrência mais frequente em adultos principalmente a partir dos 30 anos. A causa é desconhecida e pode estar relacionado com uma tendência familiar, atinge homens e mulheres. Pode aparecer como lesão única ou em grande número. Apresenta-se como lesões tumorais flácidas, penduradas e de superfície enrugada. O tamanho pode variar de pequeninas lesões até vários centímetros de diâmetro. Quando formam lesões maiores, de aspecto pendurado, são chamadas de molusco pêndulo.

Também conhecidos por Acrocordons, representam uma das classes dos tumores cutâneos mais comuns; são pólipos benignos adquiridos que surgem nas dobras naturais da pele, como as regiões cervical, axilar, da virilha, perineal, inframamaria, as pálpebras e o sulco interglúteo. São pápulas pedunculadas e amolecidas que surgem a partir da superfície da pele. Únicas ou múltiplas, elas variam entre 2mm e 10mm, com tendência a crescimento progressivo, sem involução espontânea. São de tonalidade da cor da pele ou tom escurecido e, apesar de assintomáticas, são queixas frequentes no consultório dermatológico por razões estéticas ou, ainda, por traumatismo nas roupas ou jóias.

São extremamente comuns na população adulta maior que 40 anos, aumentando sua incidência entre os idosos a partir dos 70 anos. Associa-se à gravidez, à acromegalia, aos pólipos intestinais (sintomáticos), à dislipidemia, à obesidade, ao diabetes mellitus (DM), à aterosclerose e a várias síndromes: ovários policísticos, Birt-Hogg-Dubé e Cowden.

Tratamento Fibroma Mole / Tratamento Acrocordons

Geralmente, não causam problemas, mas podem ser pouco atraentes e a roupa ou a pele próxima pode causar atrito e irritá-los, podendo ate haver infecção sobre o mesmo. Visto que é uma patologia que não tem involução espontânea, um tratamento tem que ser estabelecido. Os acrocórdons (fibroma mole) podem ser tratados por cauterização química, eletrocoagulação ou através de remoção cirúrgica. Para fibromas moles de maior tamanho, o tratamento é cirúrgico.

Após a retirada do acrocórdon, haverá a formação de uma crosta (que não deve ser retirada) sobre o local, que permanecerá por aproximadamente 7 a 10 dias e uma pele normal nascerá. Pode haver o surgimento de novos acrocórdons ao redor da área tratada embora isso não seja frequente. O local deverá ser tratado com pomadas ou cremes indicados pelo médico. O local pode e deve ser lavado normalmente, tomando somente os devidos cuidados para que as crostas não sejam retiradas antes do tempo, já que estas funcionam como um curativo biológico.

Em nossa Clínica realizamos a remoção de Fibromas Mole e Acrocórdons através da Exérese Cirúrgica da lesão através da técnica de tenotomia, realizada pelo médico dermatologista cirurgião Dr. Caio Humaire. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.