Hidrosadenite Supurativa – Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento

A Hidrosadenite Supurativa é uma doença cutânea crônica e recorrente, caracterizada pelo acometimento das regiões que abrigam as glândulas apócrinas (um tipo das glândulas sudoríraparas), com a formação de nódulos inflamatórios e abscessos. A axila é o local mais frequentemente acometido, seguida pela região anogenital. Tem uma prevalência estimada de 1%, com predileção pelo sexo feminino, e uma relação de três mulheres para cada homem acometido.

Caracteriza-se por nódulos dolorosos nas lesões iniciais até abscessos, fístulas e ulcerações nos casos tardios; localização típica, como axila, virilha, regiões perineal, urogenital, perianal, glúteos, inframamária e intermamária e, por fim, cronicidade e recorrência.

hidradenite-supurativa-clinica-humaire

Tratamento Hidrosadenite

O curso da hidrosadenite é crônico na maioria dos casos, com períodos de exacerbação e melhora, apesar das diversas opções terapêuticas frequentemente empregadas. Dentre elas, podemos citar:

• Antibióticos tópicos e sistêmicos;
  • Corticosteroide intralesional e oral;
  • Isotretinoina oral;
  • Cirurgias;
  • Crioterapia;
  • Terapia hormonal.

Apesar de se tratar de entidade há muito tempo conhecida, a dificuldade terapêutica ainda é uma realidade. A hidrosadenite é causa de grande transtorno psicológico e social com prejuízo na qualidade de vida. O arsenal terapêutico é diverso e, ao mesmo tempo, limitado. O tratamento da hidrosadenite pode variar desde o uso de antibióticos e outras medicações para alívio de sintomas até a cirurgia radical, indicada nos casos extensos. O abandono do tabagismo deve ser sempre orientado, devido à possível relação causal entre a nicotina e a hidrosadenite.

Hidradenite - Clínica Humaire

Em nossa Clínica realizamos o tratamento cirúrgico da Hidrosadenite pelo médico dermatologista cirurgião Dr. Caio Humaire. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.

BIBLIOGRAFIA: Caetano LVN;Pasin PV;Enokihara MY;Golcman B: Hidrosadenite da vulva – caso exuberante com resolução cirúrgica;
Diagn Tratamento. 2011;16(1):9-13