Hiperplasia Sebácea – Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento

A Hiperplasia Sebácea pode ser considerada uma proliferação benigna das glândulas sebáceas. Alguns fatores são considerados na indução da , como a radiação ultravioleta e o uso de ciclosporina. Clinicamente, as lesões acometem a face de pessoas idosas, brancas, com elevações tumorais medindo de 2-5mm de diâmetro, arredondadas, salientes, porém superficiais, em número variável, levemente amareladas ou da mesma cor da pele. Localizam-se, sobretudo, nas áreas sebáceas (região frontal) e, com menor frequência, nas regiões malar, nasal e temporal, como também no pescoço e no tórax. Apesar da denominação “hiperplasia sebácea senil”, pode ocorrer em jovens.

Tratamento Hiperplasia Sebácea

Inúmeros tratamentos são descritos para a hiperplasia de glândulas sebáceas, entre eles:

• Isotretinoína sistêmica;
  • Uso de lasers, como o de diodo, o PDL (pulsed dye laser) e o erbium;
  • Procedimentos como excisão, eletrocauterização, crioterapia, shaving, curetagem e cauterização com agentes químicos tópicos, embora estes últimos apresentem risco de despigmentações ou cicatrizes.

Em nossa Clínica realizamos a remoção de Hiperplasia Sebácea através da Eletrocirurgia, realizada pelo médico dermatologista cirurgião Dr. Caio Humaire. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.

BIBLIOGRAFIA: TAGLIOLATTO, Sandra; ALCHORNE, Mauricio M. A and ENOKIHARA, Mauro. Hiperplasia sebácea cutânea: estudo piloto para a correlação da doença com hormônios androgênios. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.5, pp. 917-923.