Nevos Melanocíticos / Pintas são pequenas manchas marrons regulares na pele, salientes ou não. São popularmente conhecidos como “pintas” e erroneamente confundidos com verrugas. A maioria das pintas surge em decorrência da exposição solar, e possui um formato regular.
Os nevos melanocíticos são considerados potenciais precursores do melanoma, podendo ser também marcadores de risco para melanoma.
Diferenciar uma pinta benigna de um melanoma inicial pode ser muito difícil. Em estágios mais avançados, melanomas tendem a ser lesões grandes, com múltiplas cores, de formato irregular, que podem sangrar. Mas, em fases iniciais, nas quais são curáveis por cirurgia, o diagnóstico pode ser difícil. A clássica regra do ABCDE nos ajuda nesta diferenciação:
A metodologia é indicada pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), com a finalidade de facilitar o reconhecimento das manifestações do melanoma.
A significa Assimetria;
B significa Bordas irregulares;
C significa Cores variadas;
D significa Dimensão maior que 6mm;
E significa Evolução.
Confira neste video da Sociedade Brasileira de Dermatologia tudo sobre a Regra ABCDE da Pinta:
Fique atento aos sinais. Mas nunca se esqueça que o médico dermatologista é o profissional mais indicado para realizar o exame clínico da sua pele. Visite o seu com regularidade!
Em consultório o médico dermatologista tem a habilidade técnica de analisar as pintas do paciente e identificar se existe alguma em desconformidade com a regra ABCD. Para isso muitos dermatologistas dispõe de um dermatoscópio digital que funciona como um microscópio da pele, ampliando de 8 a 10 vezes as lesões. Além disso, em alguns casos o médico dermatologista poderá solicitar ao paciente que realize um exame chamado Mapeamento Corporal ou Dermatoscopia Digital. Através deste exame é possível mapear todas as pintas do corpo e analisar quais delas correm o risco de evoluir para um câncer de pele e se devem ser extraídas cirurgicamente ou se devem apenas ser acompanhadas periodicamente pelo médico.
Confira neste vídeo do Hospital Albert Einsten como funciona o exame de Dermatoscopia Digital de Nevos Melanocíticos / Pintas do Corpo:
Ao remover cirurgicamente uma pinta suspeita, o dermatologista envia o material coletado para análise de anátomo patológico (Biópsia de Pele) em laboratório especializado para confirmar o diagnóstico e averiguar se em caso de câncer, as margens cirúrgicas foram suficientes para remover todo o tecido cancerígeno.
Confira mais detalhes sobre Nevos e Pintas no post do Dr. Caio Rosa Humaire em nosso BLOG: https://clinicahumaire.com.br/nevos-e-pintas-em-que-casos-e-recomendada-a-remocao/
d
IMPORTANTE
Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Em nossa Clínica dispomos do atendimento do Dr. Caio Rosa Humaire, médico dermatologista cirurgião que realiza a análise de pintas e remoção se necessário. Para a análise das lesões individuais nosso dermatologista dispõe de um dermatoscópio digital de mesa. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.