Siringoma – Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento.

Siringoma - Clínica HumaireO Siringoma é um tumor benigno da glândula sudorípara. Caracteriza-se por pequenas bolinhas cor da pele, de 1 a 5 mm, em geral múltiplas e, ás vezes, isoladas, assintomáticas e de ocorrência mais frequente em mulheres adultas. Ocorre predominantemente em indivíduos brancos. A área mais acometida é a face, em particular as pálpebras e as regiões periorbitarias. Outras localizações relatadas são: tórax, pescoço, regiões glúteas, pubiana e vulvar.

O Siringoma ocorre esporadicamente, mas existem formas familiares, com herança autossômica dominante, que afetam igualmente os dois sexos. A forma eruptiva, em geral, tem inicio abrupto na adolescência, com grande numero de lesões que se tornam disseminadas, surgem em surtos e representam um desafio terapêutico. São citadas associações de Siringomas localizados ou da forma eruptiva com a síndrome de Down. Existe uma proposta de classificação para as variantes clinicas do Siringoma em quatro formas:

  1. Localizada;
  2. Familiar;
  3. Generalizada (inclui a forma eruptiva);
  4. Associada a síndrome de Down.

O diagnóstico do Siringoma é clínico e histológico. Não são necessários outros exames laboratoriais.

siringoma-desenho-clinica-humaire

Tratamento Siringoma

O motivo para tratamento do Siringoma é o estético. Raramente, há necessidade de tratar a coceira, que pode estar presente nas formas eruptivas e localizadas na região vulvar. São indicadas modalidades terapêuticas que visam a destruição ou remoção cuidadosa e efetiva das lesões, buscando evitar recidivas e/ou cicatrizes inesteticas desnecessárias. Existem técnicas variadas, tais como:

  • Eletrocauterização ou eletrodissecção;
  • Excisão cirúrgica;
  • Aplicação de alguns tipos de lasers ou de técnicas que combinam o uso do acido tricloroacético e o laser de CO2.

A literatura recente sobre o tratamento dos siringomas múltiplos aborda, com maior frequência, a utilização de diferentes modalidades de laser para a destruição das lesões. Todavia o método de excisão cirúrgica ainda é o mais utilizado, com recuperação rápida e quando realizado por médico dermatologista cirurgião capacitado reduz as chances de recidiva.

d 

IMPORTANTE

Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Em nossa Clínica dispomos do atendimento do Dr. Caio Rosa Humaire, médico dermatologista cirurgião que realiza a remoção de Siringoma através da excisão cirúrgica. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.

d

Bibliografia: Bagatin E, Enokiahara MY, Souza PK. Siringomas periorbitarios – Excisao com tesoura de Castroviejo. Experiencia em 38 pacientes e revisao da literatura. An Bras Dermatol. 2006;81(4):341-6.

Onde estamos?

Av. Angélica, 2491 - 9o and. - Consolação, São Paulo - SP

Estacionamento no local
*valores cobrados a parte

Dr. Caio Humaire Dermatologista

Dr. Caio Rosa Humaire Médico Dermatologista CRM-SP 136.244/RQE 35757