Unha encravada ➡️ Fotos,Imagens,Videos e Tratamento ⚜️

unha-encravada-clinica-humaire

Unha Encravada é uma doença muito comum. Ela ocorre a princípio quando uma parte da unha entra na pele ao seu redor. O motivo À primeira vista é que a pele torna-se uma barreira para o crescimento dela. Pois a unha sendo uma estrutura mais resistente que a pele, seu crescimento não para, penetrando na pele, causando dor e inflamação nos cantos do dedo. Compromete homens e mulheres, crianças e adultos da mesma forma.

Os dedos mais atingidos a princípio são os dos pés, principalmente os “dedões” e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico.

A Onicocriptose ou unha encravada a princípio é um processo doloroso originário da penetração da lâmina ungueal no tecido mole ao redor, com predomínio nos “dedões” e maior frequência no sexo masculino, ocorrendo o acometimento entre 10 e 30 anos de idade principalmente. É causada pelo encurvamento exagerado da unha, uso de calçados apertados, excessiva pressão externa, traumas crônicos e o corte inadequado da unha.

Entre os erros mais comuns cometidos pelas pessoas, encontram-se:

• O uso de palito;
    • A retirada frequente da cutícula;
  • O corte inadequado da unha.

Causas Unha Encravada

• unha-encravada-clinica-humaireGenética: Muitas pessoas nascem com lâminas muito largas para o tamanho do leito ungueal.
    • Lesões: A retirada da cutícula pode contribuir para o problema;
    • Alteração do formato: Fatores como idade ou micose podem engrossar ou encurvar a unha;
    • Corte incorreto: A própria pessoa corta a unha de forma inadequada – arredondando os cantos;
    • Trauma: Calçados apertados, ter levado uma pisada ou queda de algum objeto;
    • Deixar as extremidades da unha muito arredondadas;
  • Usar sapatos muito apertados ou afunilados na ponta.

Dicas para Evitar Unha Encravada

• Não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre;
    • Corte as unhas com formato quadrado e finalize com lixa;
    • evite cortar os cantinhos das unhas ou arredonde-os;
    • Não retire as cutículas, elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos;
  • evite o uso de calçados apertados ou de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos longos de uso;

Se notar qualquer alteração na cor ou textura da unha procure um Dermatologista.

unha-encravada-saiba-mais-clinica-humaire

Quem Procurar

A princípio o podólogo é o profissional indicado para ajudar na prevenção da unha encravada. À primeira vista que a unha começa a incomodar já é interessante procurar ajuda especializada. Em casos em que haja inflamação, o indicado é procurar um médico dermatologista, pois além do risco de infecção, pode ser necessária intervenção cirúrgica.

Tratamento Unha Encravada

O tratamento da unha encravada varia conforme o grau da unha encravada e o numero de episódios. No início do encravamento pode ser tentado o tratamento clínico com higienização frequente e elevação da ponta que está penetrando o tecido. Nunca tente cortá-la, pois determinará uma piora do quadro. Nos casos que não responderem, o tratamento é cirúrgico com a retirada parcial da unha doente. Recidivas são infrequentes, mas podem ocorrer caso haja corte inadequado da unha ou novos traumas. Naqueles pacientes com tendência a ter unhas em telha (arredondada) é possível fazer abrasão da unha.

foto unha encravada:

Caracterizam-se em três os estádios clínicos da unha encravada:

1. Penetração do canto da unha no tecido mole ao redor, induzindo resposta inflamatória local com vermelhidão, inchaço e dor;
  2. Uma pontinha de unha atua como corpo estranho e mantém o processo inflamatório ativo causando frequentemente infecções bacterianas;
  3. Ocorre formação de tecido de granulação com aspecto exuberante. O paciente apresenta dor na porção lateral ou medial dos dedos, acompanhada de drenagem de secreção purulenta e dificuldade no caminhar.

Tratamento Conservador da Unha Encravada

São medidas que devem sempre preceder a indicação de tratamento cirúrgico, pois, independentemente da fase em que se encontre o paciente, sempre resulta em benefícios enquanto restringe ou reduz o processo inflamatório local:

1. unha-encravada-prevencao-clinica-humaireElevação da borda ungueal com uma pequena espátula e, após a saída da secreção purulenta, colocação de uma pequena massa de algodão de forma a manter suspensa e livre da pele o ângulo ungueal.
    1. Quando há grande hipertrofia do tecido de granulação no sulco ungueal, pode-se proceder à sua retirada com cureta, bisturi ou com a aplicação de bastão de nitrato de prata (sempre após bloqueio anestésico local).
  1. Se houver processo infeccioso exuberante, além dos banhos com soluções de Permanganato de Potássio, indica-se antibióticoterapia sistêmica e curativos seriados que visem a drenagem sistemática da secreção colecionada.

Clip Sistem para Unha Encravada

Antes de tudo o Clip Sistem é um sistema de correção de unha encravada, que permite ampliar as possibilidades de tratamento, inclusive unhas irritadas, bordas altamente sensíveis e unhas infeccionadas. As principais vantagens estão no desenho estudado e desenvolvido para corrigir a curvatura de unha, e por cicatrizar o canal da inflamação da unha. Graças ao seu desenho, que corrige a curvatura de unha de maneira mais efetiva e menos dolorosa, o clip sistem ou FMM (fibra de memória molecular) distribui a tração ao longo da unha e não em pontos concretos.

Tratamento Cirúrgico da Unha Encravada

Antes de tudo existem várias opções cirúrgicas, como matricectomia ou cantoplastia, fenolização . A eficácia do tratamento deve ser avaliada pela melhora dos sintomas da unha encravada, pela preservação da aparência estética da unha e principalmente pela baixa taxa de recorrência da patologia. Existem diversas técnicas de tratamento para onicocriptose (unha encravada), contudo há evidências de que a técnica de fenolização é a mais eficiente. Entretanto, em alguns serviços, emprega-se a fenolização associada à curetagem da matriz ungueal, como tentativa de reduzir o índice de recorrência.

Forma Correta e Incorreta do Corte de Unha

e

• Confira mais detalhes sobre Unha Encravada no post do Dr. Caio Rosa Humaire em nosso BLOG: clique aqui

Bom dia.

Confira matéria Do Hoje em Dia da Record sobre video Unha Encravada:

Em nossa Clínica dispomos do atendimento do Dr. Caio Rosa Humaire, médico dermatologista cirurgião que realiza o procedimento cirúrgico de matricectomia ou cantoplastia com fenolização para Unha Encravada. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.

CID 10 unha encravada. L60.0