Alopécia Areata ➡️ Fotos, Imagens, Videos e Tratamento ⚜️

Alopecia Areata - Clinica HumaireA Alopecia Areata é uma afecção crônica dos folículos pilosos e das unhas, provavelmente multifatorial com evidentes componentes autoimunes e genéticos. Determina queda dos cabelos e/ou pelos, sem que ocorra destruição ou atrofia dos folículos, motivo pelo qual pode ser reversível.

Alopecia Areata é uma doença autoimune com substrato genético. A afecção pode iniciar-se em qualquer idade, havendo um pico de incidência entre os 20 e os 50 anos, sendo que 60% dos doentes apresentam o primeiro episódio da doença antes dos 20 anos. Cerca de 70% dos casos ocorreram entre os 10 e os 25 anos. Ambos os sexos são igualmente afetados, sendo às formas graves, 63% mais frequentes em homens e 36% em mulheres. Cerca de 1,7% da população apresenta pelo menos um episódio de Alopecia Areata durante a vida.

Em geral, os doentes relatam perda importante de cabelos e presença abrupta de área ou áreas alopecicas. A lesão característica da Alopecia Areata é uma placa alopecica lisa com coloração da pele normal atingindo o couro cabeludo ou qualquer área pilosa do corpo. Nas fases agudas as lesões são avermelhadas e enxadas com presença de pelos doentes com coloração mais clara do resto do cabelo. À medida que as lesões evoluem para fases mais crônicas, a presença desses sinais não é mais detectada e pode surgir leve espessamento da região dos folículos na área alopecica. Finalmente, a superfície das áreas alopecicas pode tornar-se ligeiramente fina, mas nunca com aspecto de cicatriz.

De acordo com o número de lesões, a extensão do acometimento e a topografia das perdas de cabelos ou pelos, a alopecia areata é classificada em vários padrões:

Formas clássicas

A) Alopecia Areata em Placa Única. Nessa forma há uma única placa redonda ou ovalada, lisa, na qual a coloração da pele se apresenta normal, com pelos de aparência normal na periferia da placa, facilmente retirados por tração.

B) Alopecia Areata em Placas Múltiplas. Nessa forma ocorrem múltiplas placas alopecicas típicas, afetando apenas o couro cabeludo ou também outras áreas pilosas.

C) Alopecia Areata Ofiásica. Nessa apresentação, a perda dos cabelos ocorre em região específica do couro cabeludo, surgindo área alopecica extensa, em faixa que atinge as margens inferiores do couro cabeludo.

D) Alopecia Areata Total. Há perda total dos pelos terminais do couro cabeludo sem acometimento dos demais pelos corpóreos, podendo haver acometimento das unhas.

E) Alopecia Areata Universal. Há perda total dos pelos corpóreos sendo afetados o couro cabeludo, os cílios, supercílios, a barba e o bigode, axilas e áreas genitais. Em geral, ocorrem associadamente lesões nas unhas.

Alterações ungueais – Nas unhas

Nas alopecias areatas, particularmente nas formas mais graves, podem ocorrer vários tipos de alterações nas unhas, sendo frequente a presença de depressões arredondadas que podem ser tão intensas, que produzem estrias nas unhas. As alterações ungueais são mais frequentes em crianças (12%) em relação aos adultos (3,3%). As alterações ungueais podem preceder, acompanhar ou suceder as lesões de alopecia.

Alterações oftamológicas

Em alguns casos da Alopécia Areata pode haver alterações oculares e neste caso recomenda-se associar o tratamento oftalmológico.

Tratamento Alopecia Areata

A Alopecia Areata é uma doença de pele que deve ser tratada. Embora seu tratamento seja sintomático, ou seja, a doença e seus sintomas são controlados, porém as medicações não agem sobre as causas, torna-se sempre importante a consideração entre médico e paciente dos risco/benefício dos tratamentos sistêmicos e dos fatores prognósticos. Os tratamentos visam estimular o folículo a produzir cabelo novamente, e precisam continuar até que a doença desapareça. Os tratamentos são mais eficazes em casos mais leves. Um dermatologista qualificado saberá diagnosticar a doença e indicar a melhor forma de tratamento. O período mínimo para avaliação de qualquer tratamento é de três meses. Dentre as principais opções de tratamentos, há a utilização de medicações orais, tópicas e até injetáveis como injeções de cortisona e o uso de Minoxidil tópico e em casos mais graves corticoides e imunossupressores orais.

Dicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Como a Alopécia Areata pode afetar diretamente na autoestima e bem estar do paciente e suas causas não são conhecidas, a prevenção é difícil. Por isso a SBD separou algumas dicas para que o paciente com a doença se sinta melhor:

• Usar maquiagem para minimizar a aparência da perda do cabelo;
  • Investir em perucas, ou chapéus e lenços para proteger a cabeça. Além de serem itens estilosos, deixam o visual mais moderno;
  • Reduzir o estresse. Embora não seja comprovado cientificamente, muitas pessoas com início recente de alopecia areata tiveram tensões recentes na vida, tais como problemas no trabalho ou na família, mortes, cirurgias, acidentes etc.

Importante

Bibliografia: RIVITTI, Evandro A. Alopecia areata: revisão e atualização. An. Bras. Dermatol.2005, vol.80, n.1, pp. 57-68.