Bicho Geográfico ➡️ Fotos, Imagens, Videos e Tratamento ⚜️

bicho-geografico-clinica-humaire

A Larva Migrans Cutânea ou “Creeping Eruption” é o nome técnico do parasita popularmente conhecido por Bicho Geográfico. É uma doença de pele auto-limitada (que tende a melhorar espontaneamente) originada pela infestação por larvas que penetram e migram através da pele.

É também chamada de bicho de praia, bicho geográfico e larva serpiginosa, pelas lesões cutâneas causadas, que se parecem com um mapa e com rastro de serpente. É uma zoonose cujos parasitas tem como hospedeiro definitivo os animais domésticos e não o homem. Estes parasitas são encontrados em regiões tropicais.

As espécies mais comuns são provenientes de parasitas de gatos e cães que vivem no aparelho digestório de tais animais e ovipõe no intestino delgado. Os ovos são eliminados nas fezes do animal, que normalmente ficam em locais de acesso público, como praias, pracinhas e varandas, locais de clima, umidade e temperatura favoráveis à evolução do parasita, tornando-se, em aproximadamente sete dias, larvas infestantes. O homem torna-se hospedeiro de forma acidental, quando este entra em contato com as larvas infectantes que penetram em sua pele através de folículos pilosos, glândulas sudoríparas, fissuras cutâneas ou através da pele intacta, sendo os pés, as pernas e as mãos são os locais mais afetados. No ser humano as larvas não são capazes de completar seu ciclo vital, por ser um parasita de animais, e morrem algumas semanas depois da infestação, permanecendo entre a epiderme e a derme.

bicho-geografico-ciclo-de-vida-clinica-humaire

Tratamento Larva Migrans / Tratamento Bicho Geográfico

O tratamento é feito através de medicação via oral e tópica. O tratamento tópico está indicado nas situações onde a doença atinge pequenas regiões no corpo. O tratamento sistêmico é possível através de diversos fármacos via oral. Geralmente as medicações são utilizadas por até 5 dias, mas alguns tratamentos podem ser mais prolongados de 5 a 7 dias para evitar recidivas. Se houver infecções secundárias decorrentes da doença, poderá ser tratada com antibióticos. O prurido regride em cerca de 48 horas com o tratamento anti-helmíntico, não sendo necessário a utilização de anti-histamínicos sistêmicos.

BIBLIOGRAFIA: MACUGLIA, Carla Nunes; SILVA, Silvana Andreia¹; SPEROTTO, Rita Leal:LARVA Migrans CUTÂNEA: UMA REVISÃO DE LITERATURA, Ferreira C , Machado S , Selores M: Larva migrans cutânea em idade pediátrica: a propósito de um caso clínico: NASCER E CRESCER revista do hospital de crianças maria pia ano 2003, vol. XII, n.º 4