Catapora ➡️ Fotos, Imagens, Videos e Tratamento ⚜️

Catapora-ClinicaHumaireCatapora

A Catapora (Varicela) é causada por infecção de um herpes vírus, o denominado vírus da varicela-zoster. Os humanos são a única fonte de infecção conhecida. A maioria dos casos ocorre em crianças com menos de 10 anos de idade, no final do inverno e início da primavera. O contágio ocorre a partir de 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele, por via respiratória, sendo que a doença se torna cada vez menos contagiosa após o seu início. O período de incubação é usualmente de 14 a 16 dias, mas casos podem ocorrer precocemente, a partir do 10º dia ou, tardiamente, até o 21º dia.

Diagnóstico:

O diagnóstico da catapora é usualmente clínico, com o aparecimento de lesões vesiculares (pequenas bolinas) características, em dias sucessivos, que evoluem para crostas em poucos dias.

A febre, em geral, é baixa, acompanhada de sintomas discretos. Normalmente manifesta-se como uma doença benigna ao acometer crianças sadias. Complicações podem surgir, tanto pulmonares como meningoencefálicas, apesar de infrequentes. A contaminação secundária das lesões de pele pode levar a quadros intensos de impetigo, com acometimento bacteriano e feridas profundas, algumas vezes de difícil manejo.

A varicela (catapora}, em pelo menos duas situações, assume grande importância: quando acomete crianças internadas, pois, nesses casos, dissemina-se com grande rapidez pelas enfermarias e, nos imunodeprimidos, nos quais o vírus varicela-zoster determina doença geralmente grave e, às vezes, fatal. Após a cura e remissão total do quadro, o vírus pode permanecer em estado latente, e sua reativação resulta no quadro de herpes-zoster (cobreiro).

Os filhos de mães que tiveram catapora ou crianças que receberam a vacina estão menos predispostas a se contagiar com a doença antes do primeiro ano de vida. Caso a doença ocorra no primeiro ano de vida, ela costuma ser moderada. Isso se deve aos anticorpos presentes no sangue da mãe que as protegem. As crianças menores de 1 ano cujas mães não tiveram catapora nem foram vacinadas podem ter uma versão mais grave da doença.

catapora-varicela-clinica-humaire

catapora-herpes-zoster-clinica-humaire

catapora-saiba-mais-clinica-humaire

catapora-como-funciona-clinica-humaire

Tratamento Catapora (Varicela)

Na grande maioria dos casos de varicela e zoster, em crianças, o tratamento é sintomático (tratam-se os sintomas). O prurido, frequentemente presente na varicela, pode ser aliviado com o uso local de calamina ou, nos casos mais rebeldes, com o uso de anti-histamínicos por via oral. Para se evitar infecção bacteriana secundária das lesões, aconselha-se manter as unhas curtas e limpas.

Como tratamento específico dos quadros graves de varicela no imunodeprimido e em neonatos (principalmente com forma disseminada), o aciclovir dado precocemente inibe o desenvolvimento da doença. Até 24 horas após o contágio pode ser dado via oral, mas normalmente é utilizado por via endovenosa, por 5 a 10 dias. Sua administração tem sido recomendada em adolescentes e adultos com mais de 13 anos de idade, e em menores dessa idade só em situações excepcionais, como contato domiciliar ou fatores de risco outros.

Não é indicado tomar Ácido Acetilsalicílico para alguém com suspeita de catapora. O uso deste medicamento tem sido associado a uma grave doença chamada Síndrome de Reyes. O ibuprofeno tem sido associado a infecções secundárias mais graves.

Até que as feridas formem uma crosta e sequem, deve-se evitar brincar com outras crianças, frequentar a escola ou voltar ao trabalho.

Complicações Possíveis

• Mulheres com catapora durante a gravidez sofrem o risco de passarem a infecção congênita para o feto;
  • Os recém-nascidos são mais suscetíveis a apresentar infecções graves caso sejam expostos ao vírus e a mãe não esteja imunizada;
  • As bolhas podem causar uma infecção secundária;
  • A encefalite é uma complicação grave, mas rara;
  • A síndrome de Reye, a pneumonia , a miocardite e a artrite transitória são outras possíveis complicações da catapora;
  • A ataxia cerebelar pode surgir durante a fase de recuperação ou posteriormente. Esta doença é caracterizada por afetar o equilíbrio do caminhar.

Prevenção da Catapora

• A catapora é uma doença transmitida pelo ar e é altamente contagiosa antes mesmo de aparecerem as erupções, o que torna sua prevenção difícil. É possível pegar catapora de uma pessoa que está em outro corredor no supermercado e nem sabe que tem catapora!
  • A vacina da catapora faz parte da rotina de imunização;
  • As crianças recebem duas doses da tradicional vacina contra catapora. A primeira dose é dada dos 12 aos 15 meses de idade. A segunda dose é recebida dos 4 aos 6 anos de idade;
  • Pessoas acima de 13 anos que não foram vacinadas e não contraíram catapora devem tomar as duas doses da vacina, respeitando um intervalo de 4 a 8 semanas;
  • Praticamente ninguém que toma a vacina chega a apresentar catapora grave ou moderada. Do pequeno número de crianças que contraíram catapora após receberem a vacina, apenas uma criança apresentou um caso moderado;
  • A vacina da catapora não necessita de um reforço posterior. Entretanto, uma vacina semelhante, mas diferente, recebida posteriormente reduz a incidência de herpes zóster (cobreiro);
  • Fale com seu médico caso você ache que seu filho pode ter risco de complicações e possa ter sido exposto. Medidas preventivas imediatas podem ser importantes. A vacinação logo após a exposição ainda pode reduzir a gravidade da doença.

BIBLIOGRAFIA: ES Carvalho, RM Martins; Varicela: aspectos clínicos e prevenção: Jornal de Pediatria – Vol. 75, Supl.1, 1999 American Academy of Pediatrics Committee on Infectious Diseases. Recommended immunization schedules for children and adolescents–United States, 2008. Pediatrics. 2008;121:219-220.