Dermatofibroma ➡️ Fotos,Imagens, Videos e Tratamento ⚜️

O Dermatofibroma é um tumor benigno comum e ocorre mais frequentemente como lesão solitária em pessoas saudáveis. O dermatofibroma, normalmente, se manifesta após a puberdade.

O dermatofibroma evidencia-se como um nódulo de consistência firme e bem delimitado de tom rosa ou cinzento. Embora possa haver apenas um, por vezes, podem aparecer vários. Podem surgir em todo o corpo, mas o tumor localiza-se preferencialmente nas pernas, ombros e glúteos. Depois de se desenvolver, permanece estável e não costuma provocar qualquer problema, provocando apenas em alguns casos um ligeiro prurido. É um tumor benigno, embora tenha a tendência a crescer profundamente, chegando ás vezes a atingir a gordura subjacentes da pele, tem o potencial de crescimento agressivo e recidiva local.

Pode desenvolver-se em qualquer parte do corpo, mas surge mais frequentemente na parte inferior das pernas, na parte superior dos braços ou na parte superior do dorso. Estes nódulos são comuns nos adultos, mas são raros nas crianças e podem ter uma coloração rosada, cinzenta, vermelha ou castanha e podem mudar de cor ao longo dos anos. Estas lesões têm consistência firme e parecem frequentemente uma pedra sob a pele. Quando agarrada de ambos os lados, o topo da lesão pode ficar deprimido. Seu tamanho varia de 5 mm ate 1.5cm. Os dermatofibromas são geralmente indolores, mas algumas pessoas podem notar hipersensibilidade ou prurido.

Embora ainda não se conheçam as causas do seu desenvolvimento, por vezes, constata-se que a formação pode ser desencadeada como consequência de um traumatismo e muitas vezes podem aparecer depois de uma pequena lesão na pele,como uma picada de um espinho ou uma picada de inseto. Não há causas genéticas ou hereditárias envolvidas.

Normalmente, o único problema é com sua aparência. Ocasionalmente pode sangrar ou ser muito dolorido quando ferido quando tocado ou batido. Se eles estão nas pernas, a depilação da pele sobre eles podem causar hemorragia.

Dermatofibroma Tratamento

Embora não haja necessidade de tratamento, pois se trata de uma lesão benigna, nos caso de lesões localizadas em áreas que provoquem sintomas ou que sejam inestéticas, o dermatofibroma pode ser retirado.

Dermatofibromas podem desaparecer espontaneamente, embora em muitos casos, podem durar indefinidamente. No entanto, como eles são inofensivos e causam poucos problemas, o tratamento não é necessário normalmente, somente será necessária a remoção de um dermatofibroma se:

• Causar incômodo estético ao paciente;
  • Caso tenha sintomas como ardência, prurido ou dor;
  • Caso esteja localizado em áreas com traumas constantes como nas pernas de mulheres que se depilam e houve sangramento.

A remoção do dermatofibroma é feita sob anestesia local onde através de uma incisão ao redor da lesão, o médico se preocupa em retirar toda a lesão. Após a retirada da lesão, as bordas são aproximadas com pontos, de preferência com delicadeza e com material apropriado, visando obter uma cicatriz pouco aparente.

IMPORTANTE.