Erisipela é uma infecção de pele frequente, cujo principal agente etiológico é o Streptococcus b hemolítico do grupo A de Lancefield. Acomete ambos os sexos, sendo mais frequente em pessoas entre 50 a 60 anos, os membros inferiores e face são os locais mais acometidos.
São considerados fatores de risco quaisquer alterações que facilitem a infecção cutânea. Entre os fatores de risco locais destacam-se: dermatoses preexistentes, traumas, feridas operatórias e alterações vasculares, como insuficiência venosa e linfedema. Os fatores de risco gerais, como diabetes mellitus, etilismo, corticoterapia, quimioterapia e neoplasias, contribuem para o comprometimento da imunidade celular, facilitando a ocorrência de infecções da pele.
O quadro clínico clássico é caracterizado por vermelhidão, edema, calor e dor, acompanhado por febre, calafrios, mal-estar e muitas vezes náuseas ou vômitos.
O tratamento de Erisipela é feito através do uso de antibióticos podendo ser somente tópico ou também oral dependendo do caso.
IMPORTANTE:
Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Em nossa Clínica dispomos do atendimento do Dr. Caio Rosa Humaire, médico dermatologista. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.