Erisipela ➡️ Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento ⚜️

erisipela-clinica-humaire

Erisipela é uma infecção de pele frequente, cujo principal agente etiológico é o Streptococcus b hemolítico do grupo A de Lancefield. Acomete ambos os sexos, sendo mais frequente em pessoas entre 50 a 60 anos, os membros inferiores e face são os locais mais acometidos.

São considerados fatores de risco quaisquer alterações que facilitem a infecção cutânea. Entre os fatores de risco locais destacam-se: dermatoses preexistentes, traumas, feridas operatórias e alterações vasculares, como insuficiência venosa e linfedema. Os fatores de risco gerais, como diabetes mellitus, etilismo, corticoterapia, quimioterapia e neoplasias, contribuem para o comprometimento da imunidade celular, facilitando a ocorrência de infecções da pele.

O quadro clínico clássico é caracterizado por vermelhidão, edema, calor e dor, acompanhado por febre, calafrios, mal-estar e muitas vezes náuseas ou vômitos.

O tratamento de Erisipela é feito através do uso de antibióticos podendo ser somente tópico ou também oral dependendo do caso.

Bibliografia: Okajima, Renata Mie Oyama, Freitas, Thaís Helena Proença de and Zaitz, Clarisse Estudo clínico de 35 pacientes com diagnóstico de erisipela internados no Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. An. Bras. Dermatol., Maio 2004, vol.79, no.3, p.295-303.