Melanose Solar é um quadro extremamente comum, originado pela exposição solar prolongada. Ocorre após 30-40 anos, acometendo ambos os sexos, a época de aparecimento e a intensidade das melanoses solares irá depender de dois fatores: tipo de pele e intensidade da exposição solar. Caracteriza-se por manchas de alguns milímetros até 2 centímetros de diâmetro, apresenta coloração que varia do castanho claro ao escuro, se localizam no dorso das mãos, punho, antebraço, face e colo.
Esse tipo de mancha não significa indício de câncer de pele ou de outra doença mais séria. A melanose é uma lesão benigna, ou seja, não apresenta risco para a pessoa. O problema acaba sendo puramente estético. A melanose solar excepcionalmente evolui para degeneração maligna e quando esse fato ocorre, ela se torna mais extensa, infiltrada e de cor castanha-preta.
A primeira recomendação é a prevenção com o uso regular de fotoprotetores. Existem diversas formas de tratamento para melanose solar:
IMPORTANTE:
Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Em nossa Clínica dispomos do atendimento do Dr. Caio Rosa Humaire, médico dermatologista. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.