Sarna / Escabiose ➡️ Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento ⚜️

Escabiose - SarnaA Escabiose -Sarna é uma doença de pele gerada por um ácaro, o Sarcoptes scabiei, que produz erupções com pápulas avermelhadas com intensa coceira noturna. Ela é transmitida por contato pessoal, sem preferência por idade, sexo ou raça. A possibilidade de transmissão por roupas é excepcional, pois o parasita completa seu ciclo biológico no homem e fora do hospedeiro morre em menos de uma semana. Esse parasita se alimenta da queratina, ou seja, proteína que constitui a camada superficial da pele. Depois do acasalamento, a fêmea põe os ovos (seis em média por fêmea) que eclodem após duas semanas.

A sarna acomete qualquer pessoa, independentemente de raça, idade ou hábitos de higiene pessoal. A doença é caracterizada por uma coceira intensa, principalmente à noite, na região do umbigo, axilas ou entre os dedos das mãos. Após um período de incubação de cerca de 3 semanas, uma erupção que coça aparece nos dedos das mãos, punhos, mamilos, axilas, genitália, área periumbilical e nádegas. Ela é caracterizada por pápulas (“bolinhas”) e lesões em túnel (lineares) de trajeto sinuoso, às vezes pouco visíveis. Além disso, encontramos também escoriações (causadas pelo ato de coçar), infecções secundárias e nódulos na bolsa escrotal ou no pênis. Em crianças, as lesões localizam-se também no couro cabeludo, palmas das mãos e plantas dos pés. É possível a infecção secundária destas lesões com surgimento de pústulas e crostas amareladas.

Escabiose Norueguesa

A escabiose norueguesa ou crostosa, uma variante incomum da escabiose, é causada pela hiperinfestação por Sarcoptes scabieie e apresenta alta morbidade. Ocorre em indivíduos desnutridos ou imunodeprimidos e apresenta elevada contagiosidade.

• Evite aglomerações onde haja contatos corporais;
  • Evite contato corporal com quem está com a doença;
  • Faça diariamente a higiene corporal;
  • Mantenha limpo o local onde habita;
  • Troque de roupa todos os dias, lavando-as e passando-as com ferro quente;
  • Mantenha limpas as roupas de cama. Ao trocá-las, lave-as bem, passando-as com ferro quente.

Tratamento Sarna / Escabiose

Existem vários medicamentos de uso tópico que podem ser utilizados no tratamento da escabiose. São soluções escabicidas que normalmente devem ser diluídas e aplicadas à noite, no corpo todo do indivíduo, por alguns dias. Não há necessidade de ferver roupas de cama ou pessoais, pois o ácaro não sobrevive por muito tempo fora do hospedeiro. Existe também a possibilidade de tratamento com medicação oral que deverá ser prescrita pelo seu médico. Os sabonetes escabicidas não costumam ser eficazes e produzem, em diversos casos, reações alérgicas que pioram o caso. Todas as pessoas que residem na casa do doente devem ser examinadas ou mesmo tratadas, às vezes com doses menores da medicação. Gestantes e lactentes não devem utilizar os mesmos medicamentos que as outras pessoas acometidas por esta zoonose. Em alguns casos o tratamento através de medicações orais pode ser indicado .

Confira as fases da Escabiose neste vídeo da Unimonte: