Dermatite Atópica – Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento

A Dermatite Atópica, também conhecida por Eczema Atópico pode aparecer nos primeiros meses de vida dos bebês na região do couro cabeludo, do rosto e do tronco. Na Dermatite Atópica a pele fica seca, vermelha e rachada, coça, pode doer, sangrar e acabar originando outras infecções por bactérias ou fungos. Para bebês e crianças pequenas, a dermatite apresenta um problema extra, porque eles coçam as lesões sem parar, criando feridas que podem abrir caminho para uma infecção.

Os dermatologistas costumam recomendar lavar as roupas dos bebês com sabão de coco, que é mais neutro.

Tratamento Dermatite Atópica

Como a Dermatite Atópica causa o ressecamento excessivo da pele, o principal tratamento é a prevenção, através da hidratação constante da pele do bebê. Em casos mais leves o dermatologista pode prescrever uma pomada com doses baixas de corticosteroides por um determinado tempo. Em casos onde já haja uma lesão infeccionada pode ser necessário o uso de pomadas com antibiótico e em casos ainda mais graves o uso de anti-histamínicos via oral pode ser indicado.

dermatite-atopica-intensidades-clinica-huamaire

Dicas para Evitar ou Amenizar a Dermatite Atópica

• Se notar que um alimento em específico pode agravar a dermatite do seu filho, poderá evitá-lo, porém sempre deverá relatar ao dermatologista primeiramente;
  • Tente evitar que o animal de estimação da casa fique no quarto do bebê;
  • A dermatite pode ser causada pelos ácaros, portanto sugere-se retirar o pó dos móveis com um pano úmido, trocar carpete convencional pelo piso de madeira, retirar os tapetes da casa e lavar os lençóis com água quente frequentemente;
  • O aleitamento exclusivo pelos primeiros 4 meses de vida pelo menos ajuda na prevenção da dermatite e outras alergias;
  • Evite tecidos sintéticos (nylon, poliéster, lycra, elastano) – prefira sempre roupas de algodão;
  • Coloque roupas leves no bebê pois o calor e o suor podem agravar a dermatite;
  • Mantenha as unhas do bebê sempre aparadas para evitar que ao se coçar ele se machuque mais.

Confira neste link vídeo sobre Dermatite Atópica ou Eczema do Bebê: http://brasil.babycenter.com/v25014479/eczema-v%C3%ADdeo

d

IMPORTANTE: Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.