Dermatite de Contato – Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento

dermatite-de-contato-clinica-humaire

Dermatite de Contato também conhecida por Dermatite de Fralda ou Eczema de Contato é uma reação inflamatória da pele à agentes que podem irritar ou causar alergia. A pele do bebê fica seca, vermelha e rachada, coça, pode doer, sangrar e acabar originando outras infecções por bactérias ou fungos. A dermatite também pode ser deflagrada por substâncias químicas, como as presentes no sabão em pó ou em amaciante de roupas. Para bebês e crianças pequenas, a dermatite apresenta um problema extra, porque eles coçam as lesões sem parar, criando feridas que podem abrir caminho para uma infecção.

Existem dois tipos de Dermatite de Contato:

dermatite-de-contato-fralda-regioes-mais-comuns-clinica-humaire1) Dermatite Irritativa: causada por substâncias ácidas ou alcalinas como sabonetes, detergentes e solventes e as lesões aparecem localizadas. Atinge a maior parte dos casos e aparece logo após o primeiro contato. Uma das principais causas é o contato da pele do bebê por muito tempo com urina e fezes na fralda.

2) Dermatite Alérgica: ocorre depois de repetidas exposições ao agente causador, pode levar meses e anos para aparecer. Causada por produtos de uso diário como perfumes, cremes, esmaltes, medicamentos tópicos, entre outros. Pode atingir todo o corpo.

Confira algumas substâncias que podem causar alergia:

• Adesivos;
  • Cimento, óleos, graxas e tinta de parede;
  • Contato prolongado da pele do bebê com fezes e urina da fralda;
  • Cosméticos: perfumes, shampoos, condicionadores, cremes hidratantes e esmaltes de unhas;
  • Detergentes e solventes;
  • Medicamentos tópicos: antibióticos, anestésicos e antifúngicos;
  • Metais: níquel ou outros metais presentes em bijuterias, relógios e adornos de roupas ou calçados;
  • Plantas;
  • Roupas e tecidos sintéticos.

Tratamento Dermatite de Contato

Na dermatite de contato, a troca do sabão em pó pode amenizar o problema. Os dermatologistas costumam recomendar lavar as roupas dos bebês com sabão de coco, que é mais neutro. Além disso, recomenda-se trocar com frequência a fralda do bebê nos casos de dermatite de contato irritativa. Em casos mais leves o dermatologista pode prescrever uma pomada com doses baixas de corticosteroides por um determinado tempo. Em casos onde já haja uma lesão infeccionada pode ser necessário o uso de pomadas com antibiótico e em casos ainda mais graves o uso de anti-histamínicos via oral pode ser indicado. Evitar o agente irritante ou alergênico pode permitir que a irritação desapareça dentro de duas a quatro semanas. Cremes e medicamentos podem ajudar a reduzir a coceira.

dermatite-de-contato-fralda-clinica-humaire

Confira neste link vídeo sobre Dermatite de Contato do Bebê: http://brasil.babycenter.com/v25014479/eczema-v%C3%ADdeo

d

IMPORTANTE: Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.