A Dermatite Seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente escamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e colo. A inflamação da pele pode ser de origem genética ou desencadeada por algum agente externo. Nos bebês costuma ser bastante comum no couro cabeludo, geralmente atingindo mais os recém-nascidos e é temporária e inofensiva.
Também é conhecida por crosta-láctea nos bebês cujas características são o surgimento de crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo. Pode se manifestar também através de escamas nas pálpebras, orelhas, ao redor do nariz e na virilha.
É importante saber que a Dermatite Seborreica não é contagiosa, não é uma alergia e não é causada por falta de higiene. Suas causas são desconhecidas, porém sabe-se que no lactente é causada possivelmente pelo hormônio androgênio que é passado da mãe para o bebê durante a gestação e amamentação. Este hormônio estimula as glândulas sebáceas possibilitando o aparecimento da dermatite seborreica e após alguns meses desaparece. Fatores como calor, umidade, roupas de lã, sintética e flanela ajudam a reter o suor e estimulam o surgimento da Dermatite Seborreica.
e
O tratamento varia bastante conforme cada caso, porém geralmente o médico dermatologista pode indicar desde a remoção manual das crostas com óleo mineral até o uso de medicações tópicas como corticoides no local. Além disso, algumas dicas são bastante válidas para amenizar o quadro:
Confira mais detalhes sobre a Dermatite de Contato em Bebês neste vídeo – Universo Bebe:
IMPORTANTE: Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Em nossa Clínica dispomos do atendimento do Dr. Caio Rosa Humaire, médico dermatologista. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.