Dermatite Seborreica ➡️ Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento ⚜️

Dermatite Seborreica - ClinicaHumaireA Dermatite Seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente escamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e colo. A inflamação da pele pode ser de origem genética ou desencadeada por algum agente externo. Nos bebês costuma ser bastante comum no couro cabeludo, geralmente atingindo mais os recém-nascidos e é temporária e inofensiva.

Também é conhecida por crosta-láctea nos bebês cujas características são o surgimento de crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo. Pode se manifestar também através de escamas nas pálpebras, orelhas, ao redor do nariz e na virilha.

É importante saber que a Dermatite Seborreica não é contagiosa, não é uma alergia e não é causada por falta de higiene. Suas causas são desconhecidas, porém sabe-se que no lactente é causada possivelmente pelo hormônio androgênio que é passado da mãe para o bebê durante a gestação e amamentação. Este hormônio estimula as glândulas sebáceas possibilitando o aparecimento da dermatite seborreica e após alguns meses desaparece. Fatores como calor, umidade, roupas de lã, sintética e flanela ajudam a reter o suor e estimulam o surgimento da Dermatite Seborreica.

e

Tratamento Dermatite Seborreica

O tratamento varia bastante conforme cada caso, porém geralmente o médico dermatologista pode indicar desde a remoção manual das crostas com óleo mineral até o uso de medicações tópicas como corticoides no local. Além disso, algumas dicas são bastante válidas para amenizar o quadro:

• Mantenha a região acometida sempre seca;
  • Nos cabelos, penteie todos os dias a fim de remover as células mortas;
  • Para amolecer as crostas no couro cabeludo uma dica é ao dar banho no bebê aplicar o shampoo e massagear suavemente a região, deixando agir por alguns minutos;
  • Óleo mineral levemente aquecido também pode ser utilizado para ajudar a amolecer as crostas e removê-las e após limpar com água boricada;
  • Evite roupas muito quentes e o suor excessivo da região, dê preferência para tecidos de algodão ou linho.

Confira mais detalhes sobre a Dermatite de Contato em Bebês neste vídeo – Universo Bebe:

IMPORTANTE: Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.