O Molusco Contagioso destaca-se por representar a afecção viral mais frequente. Apresenta distribuição universal, sendo mais frequente em crianças em idade escolar. O período de incubação é variável e lesões individuais tendem a regredir espontaneamente em dois a três meses. Nas crianças, regressão completa do quadro tende a ocorrer em até três anos.
O contágio ocorre após contato direto com outros indivíduos acometidos, principalmente irmãos e colegas de escola. Ressalta-se o aumento da incidência associado ao uso de piscinas em comunidades.
A lesão clínica do molusco contagioso caracteriza-se por lesão arredondada semiesférica e brilhante, geralmente nitidamente umbilicada ou com discreta depressão central, de poucos milímetros de diâmetro. Acomete a pele e excepcionalmente as mucosas. Em pacientes alérgicos, pode ser observada área de eczematização ao redor das lesões de molusco, designada eczema molluscatum.
O tratamento eletivo do molusco contagioso é a curetagem de todas as lesões. Em crianças, o procedimento pode ser feito após a anestesia tópica com lidocaína-prilocaína, aplicada previamente por uma a duas horas sobre cada lesão. Geralmente ocorre regressão sem deixar cicatrizes.
Confira mais detalhes sobre no post do Dr. Caio Rosa Humaire em nosso BLOG: https://clinicahumaire.wordpress.com/2015/11/26/molusco-contagioso-o-que-e-e-como-tratar/
Confira mais detalhes sobre neste vídeo:
IMPORTANTE:
Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Em nossa Clínica dispomos do atendimento do Dr. Caio Rosa Humaire, médico dermatologista. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.