A Xerose consiste no quadro de ressecamento intenso da pele. As crianças são bastante atingidas pela xerose por terem a pele mais sensível aos fatores externos, portanto deve-se dar atenção especial a elas, além disso, uma pele saudável desde a infância contribui para o bem estar atual e futuro do indivíduo. A Xerose geralmente é leve e temporária, mas pode causar incômodo. A pele necessita de hidratação para permanecer macia.
Banhos quentes, demorados, com esponjas e com muito sabonete, o sol, o vento, o frio, a poluição e produtos químicos são os fatores externos mais conhecidos como causadores de xerose. Os principais produtos químicos são o cloro das piscinas, os produtos de higiene pessoal. A xerose cutânea piora nos meses frios de inverno, quando o ar é muito seco (baixa umidade).
Ao perceber os primeiros sintomas de ressecamento da pele do bebê ou criança como coceira, descamação, pele esbranquiçada ou avermelhada e rachaduras, os pais poderão proceder com a hidratação mais intensa da pele do bebê, além de seguir as dicas informadas acima. Caso os sintomas persistam procure um médico dermatologista que é o profissional mais especializado para tratar doenças de pele até mesmo em bebês e crianças. Os riscos de não tratar a Xerose vão desde evolução do quadro para uma infecção fúngica, bacteriana, alergia ou outro distúrbio da pele. O fato de a criança coçar excessivamente a pele seca também pode causar infecção.
IMPORTANTE:
Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Em nossa Clínica dispomos do atendimento do Dr. Caio Rosa Humaire, médico dermatologista. Entre em contato e agende uma consulta médica primeiramente para melhor avaliação do seu caso.