Xerose – Fotos, Imagens, Vídeos e Tratamento

A Xerose consiste no quadro de ressecamento intenso da pele. As crianças são bastante atingidas pela xerose por terem a pele mais sensível aos fatores externos, portanto deve-se dar atenção especial a elas, além disso, uma pele saudável desde a infância contribui para o bem estar atual e futuro do indivíduo. A Xerose geralmente é leve e temporária, mas pode causar incômodo. A pele necessita de hidratação para permanecer macia.

Banhos quentes, demorados, com esponjas e com muito sabonete, o sol, o vento, o frio, a poluição e produtos químicos são os fatores externos mais conhecidos como causadores de xerose. Os principais produtos químicos são o cloro das piscinas, os produtos de higiene pessoal. A xerose cutânea piora nos meses frios de inverno, quando o ar é muito seco (baixa umidade).

Confira algumas dicas para evitar a Xerose

• Tomar banhos mornos (não quentes), de 5 a 10 minutos, sem esponjas e com pouco sabonete (pouca espuma), sendo este do tipo hidratante e/ou neutro;
  • Filtros solares devem ser usados diariamente, de preferência contendo hidratantes e sempre antes da exposição ao sol;
  • Hidratantes às vezes necessitam ser usados todos os dias, de preferência logo após o banho, com a pele um pouco úmida, à noite ou mais vezes ao dia e sempre após a piscina, a praia, o sol;
  • Evitar a exposição prolongada ao sol;
  • Usar sempre produtos próprios infantis.

Tratamento Xerose Cutânea

Ao perceber os primeiros sintomas de ressecamento da pele do bebê ou criança como coceira, descamação, pele esbranquiçada ou avermelhada e rachaduras, os pais poderão proceder com a hidratação mais intensa da pele do bebê, além de seguir as dicas informadas acima. Caso os sintomas persistam procure um médico dermatologista que é o profissional mais especializado para tratar doenças de pele até mesmo em bebês e crianças. Os riscos de não tratar a Xerose vão desde evolução do quadro para uma infecção fúngica, bacteriana, alergia ou outro distúrbio da pele. O fato de a criança coçar excessivamente a pele seca também pode causar infecção.