Conhecido também por Indução Percutânea de Colágeno, o Microagulhamento é considerado um dos mais novos métodos para o rejuvenescimento da pele, é um procedimento que visa à melhora da aparência envelhecida da pele através da redução de rugas, estímulo de colágeno e combate à flacidez, além da melhora da textura e da luminosidade da pele.
A técnica em si consiste na realização de diversos micro furos na pele através de um sistema de rolamento com inúmeras microagulhas dispostas em um aparelho que se assemelha a um “rolinho”. As agulhas podem variar no tamanho (0,1 a 3,0mm) e na quantidade conforme o objetivo a ser trabalhado com a técnica. O objetivo desses micro furos é fazer com que sejam estimulados os fibroblastos que produzem o colágeno da pele, restaurando assim a pele que foi danificada no procedimento. Em alguns casos pode-se associar a técnica de drug delivery onde são aplicados alguns medicamentos direto na pele aumentando sua absorção e ação.
A ação principal do Microagulhamento na pele é o estímulo da renovação celular através do processo de cicatrização, estímulo da produção de colágeno e proliferação de vasos sanguíneos. Através destas micro lesões na pele, os fibroblastos irão produzir mais colágeno e elastina a fim de restaurar a pele danificada. E isso consequentemente irá promover toda a reestruturação da pele que terá suas fibras reorganizadas, diminuindo assim as rugas, cicatrizes de acne e uma pele mais firme e com mais viço.
O procedimento deve ser realizado em consultório e pode ser utilizada anestesia local tópica suave em creme. O rolamento costuma ser realizado na pele em movimentos de estrela, produzindo microssangramentos iniciais quase invisíveis, até que se forme um padrão com micromanchas avermelhadas. O microagulhamento realiza minúsculos orifícios na pele que se fecham em minutos, não deixando marcas aparentes, porém são suficientes para estimular a renovação da pele.
A grande vantagem deste procedimento é que oferece maior segurança aos pacientes de peles morenas e negras, o que geralmente não é comum nos tratamentos a laser que possuem ação térmica e só podem ser realizados em peles mais claras, diferente do microagulhamento que possui ação mecânica. Outra grande vantagem do microagulhamento é que não há downtime social, ou seja, a pessoa não precisa afastar-se de suas atividades diárias, já que a vermelhidão excessiva da pele que aparece logo após o procedimento, geralmente regride algumas horas depois. Outra vantagem é que até mesmo as mulheres que estejam amamentando podem realizar o procedimento desde que não sejam aplicadas quaisquer substâncias, ou seja, desde que seja realizada apenas a ação mecânica do microagulhamento.
Os resultados começam a ser mais perceptíveis após cerca de 2 a 3 meses, já que o amadurecimento do novo colágeno é um processo lento. Em média são necessárias de 2 a 4 sessões com intervalo de 4 a 8 semanas dependendo do caso. Geralmente após três a quatro dias do procedimento a pele começa a descamar e após uma semana a textura e o viço da pele melhoram. Em 20 dias nota-se a melhora da pigmentação da pele e geralmente em 45 dias observa-se uma suavização de linhas de expressão.
Em nossa Clínica realizamos a técnica de Microagulhamento com as profissionais Renata Castilho e Julie Glauce. Entre em contato conosco para mais informações.