Blog


30 de dezembro de 2019 Dermatologia0

Olá, =)

Este é nosso 7o post informativo sobre a prevenção ao câncer de pele. Uma ação em conjunto com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) que a Clínica Humaire apoia. Confira:

No post anterior, falamos sobre o Câncer de Pele Carcinoma Espinocelular, bastante comum e se apresenta por feriadas que não cicatrizam em geral.

Você sabe qual o tipo de câncer de pele mais comum?

Carcinoma Basocelular (CBC) corresponde a 70% dos casos de câncer de pele, isso significa mais de 120.000 casos novos a cada ano no Brasil.

Existem 3 subtipos principais:
1) CBC superficial: se apresenta com manchas avermelhadas, sem sintomas que podem sangrar facilmente;
2) CBC nodular: são lesões elevadas, brancas ou peroladas com pequenos vasos sanguíneos bem visíveis;
3)  CBC infiltrativo:  pode formar feridas ou lesões semelhantes a pequenas cicatrizes sem história de trauma.

As lesões também pode ser pigmentadas, com áreas azuladas, acinzentadas ou enegrecidas.  Acontece principalmente após os 50 anos e é mais comum nas áreas da pele exposta ao sol diariamente mas também nas áreas cobertas com histórico de queimadura solar.

Se diagnosticado precocemente e tratado corretamente, o carcinoma basocelular pode ser facilmente curado mas quando é negligenciado, pode provocar grande destruição local e, raramente, até provocar metástases.

Se exponha mas não se queime e fique atento aos sinais do câncer de pele. Sempre que houver dúvida, procure o seu médico dermatologista. Junte-se a nós no Dezembro Laranja

No próximo post falaremos sobre a importância de se proteger do sol o ano todo. 

 



30 de dezembro de 2019 Dermatologia0

Olá, =)

Este é nosso 6o post informativo sobre a prevenção ao câncer de pele. Uma ação em conjunto com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) que a Clínica Humaire apoia. Confira:

No post anterior, falamos sobre o Câncer de Pele tipo Melanoma, o mais raro, porém mais agressivo

 

Você sabia que uma ferida que não cicatriza pode ser um câncer de pele?

Carcinoma Espinocelular  (CEC) corresponde a 20% dos casos de câncer da pele e pode se apresentar como uma lesão avermelhada verrucosa ou uma ferida que não cicatriza.

Tem crescimento progressivo, algumas vezes rápido, pode ficar dolorosoendurecido ou ter sangramento fácil. O principal fator de risco é a exposição solar crônica diária, ou seja, o efeito cumulativo do sol nas áreas expostas ao longo da vida.

Sendo assim, é mais comum em idosos, principalmente homens, no rosto, orelhas, lábios e pescoço. Também ocorrem mais facilmente sobre cicatrizes, queimaduras ou regiões tratadas por radioterapia e em indíviduos imunossuprimidos.

Se exponha mas não se queime e fique atento aos sinais do câncer de pele. Se auto examine,  e se achar algum sinal suspeito, procure o seu médico dermatologista. Junte-se a nós no Dezembro Laranja

Nos próximos e-mails falaremos mais sobre os outros tipos de câncer de pele. 



30 de dezembro de 2019 Dermatologia0

Olá, =)

Este é nosso 5o post informativo sobre a prevenção ao câncer de pele. Uma ação em conjunto com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) que a Clínica Humaire apoia. Confira:

No post anterior, falamos sobre dicas para o uso correto do protetor solar e para o autoexame de pintas suspeitas. 

 

Você sabe reconhecer os sinais do Câncer Melanoma?

melanoma é originário dos melanócitos, as células que produzem melanina e dão cor à nossa pele, por este motivo, na grande maioria das vezes, o melanoma se apresenta como uma pinta irregular na pele.

O melanoma tem crescimento progressivo, sendo assim essa pinta chama cada vez mais a atenção, mudando de formato, coloração ou relevo. As pessoas de pele clara, com muitas pintas, com outros casos na família ou que tiveram episódios de queimadura solar tem o maior risco de desenvolver um melanoma.

Quanto mais cedo o câncer melanoma for diagnosticado e tratado, maior a probabilidade do tratamento dar certo.

Se exponha mas não se queime e fique atento aos sinais do câncer de pele. Se auto examine,  e se achar alguma pinta suspeita, procure o seu médico dermatologista. Junte-se a nós no Dezembro Laranja

Nos próximos posts falaremos mais sobre os outros tipos de câncer de pele. 

 

 

 



12 de dezembro de 2019 DermatologiaSem categoria0

Olá, =)

Este é nosso 4o post informativo sobre a prevenção ao câncer de pele. Uma ação em conjunto com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) que a Clínica Humaire apoia. Confira:

No post anterior, falamos sobre as medidas fotoprotetoras básicas como métodos de prevenção ao câncer de pele que precisam estar sempre conosco durante o ano, principalmente no verão, como Chapéus, blusas e óculos com proteção UV, barracas e protetores solares. 

 

– Mas afinal existe uma forma certa de aplicar o protetor solar para garantir a proteção adequada?

A resposta é SIM! O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida. Confira:

 

Regra ABCDE para auxiliar no autoexame das pintas

É uma metodologia adotada por médicos dermatologistas para reconhecer as manifestações dos 3 tipos de câncer de pele. Basta seguir a Regra do ABCDE para auxiliar na identificação dos sinais perigosos. Mas, em caso de sinais suspeitos, procure sempre um dermatologista.
Nenhum exame caseiro substitui a consulta e avaliação médica.

 

A – Assimetria
Assimétrico: maligno x Simétrico: benigno

B – Borda
Borda irregular: maligno x Borda regular: benigno

C – Cor
Dois tons ou mais: maligno x Tom único: benigno

D – Dimensão
Superior a 6 mm: provavelmente maligno x Inferior a 6 mm: provavelmente benigno

E – Evolução
Cresce e muda de cor: provavelmente maligno x Não cresce nem muda de cor: provavelmente benigno

 

Se exponha mas não se queime e fique atento aos sinais do câncer de pele.  Junte-se a nós no Dezembro Laranja

Nos próximos posts falaremos mais sobre os tipos de câncer de pele. Não perca!



9 de dezembro de 2019 Sem categoria0

Todos os tipos de câncer de pele são provocados pela exposição desprotegida ou exagerada à radiação ultravioleta do sol. O Brasil é um dos países com maiores índices de radiação solar e o brasileiro ama sol, praia e piscina. Com a chegada do verão e das altas temperaturas, todos nós devemos redobrar os cuidados com a pele.

Chapéus, blusas e óculos com proteção UV, barracas e protetores solares são algumas medidas fotoprotetoras básicas que precisam estar sempre com você durante o ano, principalmente, no verão.

protetor solar deve ter sempre um fator de proteção (30 ou maior).

 

Todos esses cuidados são barreiras de defesa que ajudam a bloquear a radiação ultravioleta dos raios solares e prevenir o câncer de pele.

 

Se exponha mas não se queime e fique atento aos sinais do câncer de pele.  Junte-se a nós no Dezembro Laranja!

Nos próximos posts daremos dicas do autoexame e falaremos mais sobre os tipos de câncer de pele.



5 de dezembro de 2019 Dermatologia0

Os números de câncer de pele no Brasil são alarmantes!

Segundo as estimativas do INCA, espera-se mais 180 mil casos novos de câncer de pele a cada ano. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é um câncer de pele.

Quase 90% dos casos são de carcinomas, que são divididos em carcinoma basocelular (CBC) e os carcinomas espinocelulares (CEC). Esses tumores tem letalidade baixa, mas provocam cerca de 1900 óbitos a cada ano no nosso país.

Muito menos comum, o câncer melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e, por este motivo, determina mais de 1700 óbitos a cada ano. Mas, a boa notícia, é que todas essas perdas poderiam ser evitadas, pois indepentende do tipo, quando o câncer de pele é descoberto na sua fase inicial, as taxas de cura são altíssimas.

Portanto, fique atento aos #sinaisdocancerdepele faça um autoexame da sua pele e, diante de uma lesão suspeita, vá ao médico dermatologista para uma avaliação mais precisa que pode promover um diagnóstico mais precoce.

Nos próximos posts daremos dicas de prevenção e autoexame e falaremos mais sobre os tipos de câncer de pele.

 



4 de dezembro de 2019 Dermatologia0

Dados mostram um alto número nos casos de câncer da pele no Brasil. Anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são diagnosticados cerca de 180 mil novos casos da doença. É o tipo de tumor mais incidente no país em ambos os sexos, sendo que os homens apresentam maior risco. Segundo o INCA 30% de todos os tumores malignos no Brasil, são da pele.

Participe conosco do movimento Dezembro Laranja, para que juntos, possamos tentar reduzir a estatísticas de incidência e mortalidade desse tumor, que quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Fique atento aos sinais do cancer de pele e junte-se a nós no Dezembro LaranjaE você poderá também conferir nas redes sociais as hashtags #dezembrolaranja#sinaisdocancerdapele; e #veraolaranja !

No decorrer deste mês postaremos mais informações de prevenção, diagnósticos e tratamentos do câncer de pele.


Onde estamos?

Av. Angélica, 2491 - 9o and. - Consolação, São Paulo - SP

Estacionamento no local
*valores cobrados a parte

Dr. Caio Humaire Dermatologista

Dr. Caio Rosa Humaire Médico Dermatologista CRM-SP 136.244/RQE 35757