Dezembro Laranja – Câncer de Pele – Carcinoma Basocelular (CBC)
Olá, =)
Este é nosso 7o post informativo sobre a prevenção ao câncer de pele. Uma ação em conjunto com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) que a Clínica Humaire apoia. Confira:
No post anterior, falamos sobre o Câncer de Pele Carcinoma Espinocelular, bastante comum e se apresenta por feriadas que não cicatrizam em geral.
Você sabe qual o tipo de câncer de pele mais comum?
O Carcinoma Basocelular (CBC) corresponde a 70% dos casos de câncer de pele, isso significa mais de 120.000 casos novos a cada ano no Brasil.
Existem 3 subtipos principais:
1) CBC superficial: se apresenta com manchas avermelhadas, sem sintomas que podem sangrar facilmente;
2) CBC nodular: são lesões elevadas, brancas ou peroladas com pequenos vasos sanguíneos bem visíveis;
3) CBC infiltrativo: pode formar feridas ou lesões semelhantes a pequenas cicatrizes sem história de trauma.
As lesões também pode ser pigmentadas, com áreas azuladas, acinzentadas ou enegrecidas. Acontece principalmente após os 50 anos e é mais comum nas áreas da pele exposta ao sol diariamente mas também nas áreas cobertas com histórico de queimadura solar.
Se diagnosticado precocemente e tratado corretamente, o carcinoma basocelular pode ser facilmente curado mas quando é negligenciado, pode provocar grande destruição local e, raramente, até provocar metástases.
Se exponha mas não se queime e fique atento aos sinais do câncer de pele. Sempre que houver dúvida, procure o seu médico dermatologista. Junte-se a nós no Dezembro Laranja!
No próximo post falaremos sobre a importância de se proteger do sol o ano todo.