Dezembro Laranja – Câncer de Pele – Carcinoma Espinocelular (CEC)
Olá, =)
Este é nosso 6o post informativo sobre a prevenção ao câncer de pele. Uma ação em conjunto com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) que a Clínica Humaire apoia. Confira:
No post anterior, falamos sobre o Câncer de Pele tipo Melanoma, o mais raro, porém mais agressivo.
Você sabia que uma ferida que não cicatriza pode ser um câncer de pele?
O Carcinoma Espinocelular (CEC) corresponde a 20% dos casos de câncer da pele e pode se apresentar como uma lesão avermelhada verrucosa ou uma ferida que não cicatriza.
Tem crescimento progressivo, algumas vezes rápido, pode ficar doloroso, endurecido ou ter sangramento fácil. O principal fator de risco é a exposição solar crônica diária, ou seja, o efeito cumulativo do sol nas áreas expostas ao longo da vida.
Sendo assim, é mais comum em idosos, principalmente homens, no rosto, orelhas, lábios e pescoço. Também ocorrem mais facilmente sobre cicatrizes, queimaduras ou regiões tratadas por radioterapia e em indíviduos imunossuprimidos.
Se exponha mas não se queime e fique atento aos sinais do câncer de pele. Se auto examine, e se achar algum sinal suspeito, procure o seu médico dermatologista. Junte-se a nós no Dezembro Laranja!
Nos próximos e-mails falaremos mais sobre os outros tipos de câncer de pele.