Doenças de Pele mais comuns no Inverno

7 de junho de 2018 0
Doenças-Dermatológicas-no-Inverno-min-1-1-1200x800.jpg

Doenças Dermatológicas no Inverno-min (1) (1)

Estamos próximos ao início do Inverno, estação do ano mais fria e com menor umidade do ar também. Nesse período, algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. Confira algumas das doenças de Pele mais comuns no Inverno:

Dermatite seborreica: ocorre principalmente nas regiões que contenham pelos, como face e couro cabeludo. É uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea. As manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e prurido (coceira). A descamação pode causar caspa, que varia desde fina até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo, a seborreia. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações. Saiba mais

Dermatite atópica: quem sofre de atopia pode apresentar também asma ou rinite alérgica. O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e pode atingir a face, tronco e membros. Na infância, as lesões são avermelhadas e escamam. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele desses locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida. Saiba mais

Psoríase: doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa e que atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença. Mas a real causa da psoríase ainda é desconhecida. Saiba mais

Ictiose vulgar: aparece após o nascimento, geralmente no primeiro ano de vida. Pode apresentar apenas ressecamento da pele e descamação fina ou intensa de aspecto geométrico. As áreas mais atingidas são os membros, podendo afetar também a face e o couro cabeludo. A doença tende a regredir ou a ter seus sintomas minimizados com o passar dos anos.

Fonte: www.sbd.org.br

Para obter mais informações sobre as doenças citadas e sobre seus respectivos tratamentos, confira também a página da Sociedade Brasileira de Dermatologia clicando aqui.

Esperamos que tenha gostado deste post!! E se quiser saber mais sobre cuidados e dicas com a pele e cabelos no inverno, confira neste outro post mais detalhes.

Ao aparecimento de sintomas semelhantes procure seu médico dermatologista para o correto diagnóstico e indicação ao tratamento mais adequado e lembre-se sempre de procurar um médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia!

Até a próxima =)

Produzido com muito carinho por:

Fernanda Eiras Humaire

Produtora de Conteúdo e Consultora de Atendimento